Publicidade
ReceitasPratos

Vaca atolada saborosa

Publicidade

Vaca atolada é um prato típico da culinária brasileira, mais especificamente da região Sudeste, que consiste em carne bovina cozida com mandioca.

O nome “vaca atolada” vem do fato de que a mandioca cozida junto com a carne cria uma espécie de caldo que, ao esfriar, fica com uma consistência bem firme, como se a carne estivesse “atolada” na mandioca.

A receita tradicional de vaca atolada leva ingredientes como a carne de costela ou de paleta, mandioca, cebola, alho, tomate, pimenta, cheiro-verde e sal.

Publicidade

O preparo é simples e consiste em cozinhar a carne juntamente com os temperos em uma panela de pressão, até que a carne esteja macia e soltando do osso.

Em seguida, adiciona-se a mandioca descascada e cortada em pedaços, e deixa-se cozinhar até que a mandioca esteja macia e o caldo engrosse.

Vaca atolada é uma opção de prato muito saboroso e reconfortante, ideal para dias frios ou para receber visitas em casa.

É comum ser servido com arroz branco e acompanhamentos como couve refogada e farofa. Algumas variações da receita podem incluir outros ingredientes, como linguiça ou bacon, por exemplo, que dão um sabor extra ao prato.

Vaca atolada é um prato típico da culinária brasileira, originário da região Sudeste, que é muito apreciado por sua combinação única de carne bovina macia com mandioca.

Esse prato é perfeito para ser servido em dias frios, acompanhado de arroz branco e uma salada de couve refogada. Aprenda agora a fazer a receita de vaca atolada!

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de costela ou paleta cortada em pedaços
  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
  • 2 folhas de louro
  • 1 maço de cheiro-verde picado
  • Sal a gosto
  • Água o suficiente para cobrir os ingredientes na panela
Vaca atolada

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola, o alho e a pimenta.
  2. Acrescente a carne e refogue até que fique bem dourada.
  3. Adicione os tomates picados, as folhas de louro e o sal. Misture bem.
  4. Cubra os ingredientes com água e tampe a panela de pressão. Cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos, ou até que a carne esteja macia e soltando do osso.
  5. Abra a panela de pressão, adicione a mandioca descascada e cortada em pedaços e o cheiro-verde. Misture bem.
  6. Cubra novamente os ingredientes com água e tampe a panela de pressão. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 a 30 minutos, ou até que a mandioca esteja macia e o caldo tenha engrossado.
  7. Desligue o fogo e deixe a panela descansar por alguns minutos antes de abrir a tampa.
  8. Sirva a vaca atolada ainda quente, acompanhada de arroz branco e salada de couve refogada.

Essa receita rende cerca de 6 porções e é uma opção deliciosa para quem gosta de pratos reconfortantes e saborosos. Experimente!

Vaca atolada, Vaca atolada, Vaca atolada, Vaca atolada

Baixe o Nosso aplicativo

AgroPlantio e colheitaReceitas do Campo e Decoração.

Entre no nosso Grupo Exclusivo de Receitas, Clicando aqui.