Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Publicidade
Informação AgroNovidades

Propagação vegetativa: não é apenas por sementes que se reproduz uma planta

Publicidade

A propagação vegetativa é uma forma de multiplicar os vegetais. Normalmente, quando pensamos no crescimento de uma nova planta, o que primeiro vem à nossa cabeça é a semente na terra e esperar que ela cresça e se desenvolva.

No entanto, as sementes não são o único meio de multiplicar e gerar uma planta nova. Isso, porque os vegetais podem se reproduzir de forma assexuada (ou seja, sem ocorrer a fecundação e produção de sementes). Essa reprodução ocorre por meio de partes de plantas, que originam indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe, ou seja, clones.

Esse tipo de reprodução é muito comum em plantas ornamentais e plantas frutíferas. Um exemplo disso no nosso cotidiano é a mudinha que trocamos com amigos.

Publicidade

Multiplicação de plantas por propagação vegetativa

A forma mais técnica de se chamar o ato de reproduzir plantas por partes de outras é propagação vegetativa. Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos).

A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética. O surgimento de uma semente se dá pela união do grão de pólen (masculino) com o óvulo (feminino) da planta.

No entanto, quando essa combinação não acontece e a planta é multiplicada por tecidos de partes do vegetal, é gerado um clone, ou seja, plantas idênticas (sem variação genética).

É possível também induzir variabilidade genética em laboratório. Isso pode ser feito por meio de mutações induzidas com produtos químicos ou por transformação genética, no desenvolvimento de plantas transgênicas. Essas técnicas são bastante utilizadas no melhoramento genético de algumas espécies, como: milho, laranja, soja e algodão.

A propagação vegetativa pode ocorrer de forma natural ou induzida. Naturalmente, quando a multiplicação se dá por estruturas próprias da planta. Já de forma induzida, é realizada de forma artificial pelo produtor.

Propagação vegetativa natural

Uma importante habilidade da propagação das plantas é o desenvolvimento de raízes, que podem surgir em estruturas diferentes da planta, como em caules ou folhas. Além disso, também podem surgir de rizomas, bulbos, tubérculos e brotos.

Para ilustrar, seguem algumas espécies vegetais e suas estruturas com potencial de originar novas plantas:

  • Cana-de-açúcar: a cana possui uma estrutura, na qual pode-se verificar na imagem abaixo, de multiplicação que se chama perfilho. O perfilho nada mais é do que um broto que se desenvolve do lado da planta mais velha, mas que ainda se mantém ligados um ao outro.
  • Os perfilhos são idênticos às plantas que os deram origem. Quando se tem muitos perfilhos saindo de uma mesma planta, podemos chamar de touceira. Uma lavoura de cana-de-açúcar é composta de milhares de touceiras.
  • Abacaxizeiro: o abacaxi tem diferentes estruturas, como pode-se observar abaixo, de multiplicação. A sua coroa pode gerar uma nova planta. Além disso, mudas surgem no vegeta logo abaixo do fruto e são chamadas de filhotes. Outras mudas podem ser obtidas pelo caule, e estruturas como o rebentão e o filhote-rebentão, que são brotações do caule.
  • Morangueiro: seu caule se ramifica e dá origem a novas plantas. Essa estrutura se chama estolão. O caule se espalha pelo solo e dele surgem raízes onde será desenvolvido um novo morangueiro.
  • Batata: a batata que comemos é uma estrutura, conforme observa-se abaixo, chamada tubérculo. O tubérculo fica embaixo do solo e é o órgão de reserva das plantas. No entanto, os tubérculos também podem gerar novas batata.
  • Ornamentais: algumas plantas ornamentais, principalmente as suculentas também possuem estratégias de reprodução vegetativa natural. As suculentas emitem plântulas (mini plantinhas) nas suas folhas que possuem raízes e são idênticas a planta adulta, conforme exemplo abaixo.

Veja mais em nosso site: Temos vários artigos de receitas e você pode optar também Jardinagem, PlantaçãoHortaliçasdicas financeiras.

Muito obrigado por visitar nosso site, volte sempre!!!

Conheça nossa página no Facebook