A história do Foie gras remonta à antiguidade, sendo um prato apreciado pelos egípcios e romanos. No entanto, a receita que conhecemos hoje de Foie gras poêlé com frutas vermelhas é uma criação moderna.
A prática de cozinhar o Foie gras em uma frigideira com gordura quente (poêlé) é originária da culinária francesa, que valoriza muito a preparação cuidadosa e elegante de alimentos. A combinação do Foie gras poêlé com frutas vermelhas é uma inovação relativamente recente que se tornou popular em meados do século XX.
As frutas vermelhas, com sua acidez e doçura equilibradas, contrastam perfeitamente com o sabor rico e intenso do Foie gras. O prato se tornou um favorito da alta gastronomia e é frequentemente encontrado em menus de restaurantes sofisticados em todo o mundo.
Apesar de sua popularidade, o Foie gras poêlé é um prato controverso devido à maneira como o Foie gras é produzido. Para se obter o fígado gordo de patos ou gansos, os animais são alimentados com uma dieta rica em grãos e forçados a se alimentar em excesso, o que muitos consideram crueldade animal.
No entanto, em muitos lugares, a produção de Foie gras é legal e continua sendo uma iguaria apreciada por muitos. Se você decidir experimentar a receita de Foie gras poêlé com frutas vermelhas, é importante saber de onde vem o seu Foie gras e fazer escolhas informadas e conscientes em relação aos seus hábitos alimentares.
Ingredientes Foie gras poêlé:
- 2 pedaços de Foie gras de cerca de 150g cada
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 xícara de frutas vermelhas (morangos, framboesas, mirtilos, amoras)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de óleo vegetal