Cuscuz Nordestino. Para você que assim como eu gosta de receitas, que não se contenta apenas em fazer só para você, podemos fazer isso como uma renda extra para ajudar nas despesas de casa. Para comprar ingredientes você vai gastar na faixa de R$ 15,00 a R$ 17,00, feito a conta da despesa é só acrescentar 100% em cima, assim você descobrira o valor final de sua venda.
Dessa forma, somando tudo inclusive gás e energia você ainda tem uns 90% de lucro, seria uma ótima renda extra. E se você não tem esse capital para investir, podem tentar conseguir aprovar um cartão de crédito de alguns mercados e assim conseguir fazer.
Cuscuz Nordestino é um prato típico da região Nordeste do Brasil, especialmente popular no estado da Bahia. É feito a partir de uma mistura de farinha de milho com água e sal, que é cozida no vapor em uma cuscuzeira, uma panela própria para o preparo do cuscuz.
Tradicionalmente, o cuscuz nordestino é servido com manteiga, leite ou café, mas também pode ser acompanhado de carne seca, queijo, ovos, sardinha, charque, entre outras opções. É uma opção versátil e nutritiva para o café da manhã, almoço ou jantar.
Além de ser uma delícia, o cuscuz nordestino é uma herança cultural do povo nordestino, que o transformou em um símbolo de identidade regional. A receita tem origens indígenas e africanas, e ao longo do tempo, ganhou novos ingredientes e adaptações de acordo com a região em que é feito.
O cuscuz nordestino é um prato de fácil preparo e muito versátil, sendo uma opção popular em diversas regiões do Brasil. Se você ainda não provou, vale a pena experimentar!
A origem do cuscuz nordestino é incerta, mas sabe-se que ele é um prato típico da culinária árabe, que foi levado pelos mouros à região do Magrebe, na África. A partir daí, o cuscuz foi difundido por outras regiões, como a Espanha, Portugal e, posteriormente, Brasil.
No Brasil, o cuscuz foi introduzido pelos escravos africanos que, além da farinha de milho, utilizavam também a de mandioca para preparar o prato. Com o passar do tempo, a receita foi sendo adaptada e incorporou ingredientes típicos da culinária nordestina, como a manteiga de garrafa, a carne seca e a sardinha.
Ingredientes para o Cuscuz Nordestino:
- 500g de farinha de milho em flocos grandes
- 500ml de água
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 1 pimentão picado
- 1 lata de sardinha em óleo
- Coentro e cebolinha picados a gosto
Modo de preparo dessa delicia de Cuscuz Nordestino:
- Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, a água e o sal. Mexa bem até que a água seja totalmente absorvida e a farinha fique úmida e solta.
- Coloque essa mistura na cuscuzeira e cozinhe a vapor por cerca de 20 minutos.
- Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão até que fiquem macios.
- Adicione a sardinha em óleo na frigideira e misture tudo.
- Quando o cuscuz estiver pronto, retire da cuscuzeira e desenforme em um prato grande.
- Despeje a mistura da frigideira sobre o cuscuz e, por cima, salpique coentro e cebolinha picados a gosto.
- Sirva quente acompanhado de manteiga, leite ou café.
Essa é uma receita básica de cuscuz nordestino, mas existem diversas variações de recheios e acompanhamentos, que podem ser adaptados de acordo com a preferência de cada um. Bom apetite!
Espero que tenha gostado dessa receita deliciosa, faça na sua casa e depois vem aqui comentar como ficou.
Muito obrigado por visitar nosso site, volte sempre!!!
Conheça nossa página no Facebook
Veja mais receitas em nosso site, Bolos e tortas, Sobremesas e mais
Veja uma receita parceira